PROJETO ESCOLAR: DISCIPLINAS EM SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DO CONHECIMENTO (PCSC)



PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA (PCSC)

PROJETO ESCOLAR – PRIMEIRO DEBATE INTELECTUAL DA SÉTIMA ARTE

EEB PROFº JALDYR BHERING FAUSTINO DA SILVA

OBJETIVO GERAL. Analisar temáticas sociais que serão contextualizadas e relativizadas por meio da exibição de obras cinematográficas que posteriormente devem ser debatidas com os educandos.

JUSTIFICATIVA: Graças ao processo de globalização, atualmente estamos vivenciando um período de transição, do qual valores estão sendo reconstruídos e em muitos casos revisados. Diante de um cenário moral coberto de incertezas, é possível observarmos nos nossos educandos uma série de dúvidas e atitudes das quais muitas vezes o diálogo seja o mecanismo mais eficiente para possíveis soluções.
Sendo assim, atendendo não só a um anseio escolar, mas social, o nosso projeto perpassa pela sétima arte que ideologicamente continua a exercer uma forte influência sobre os seres humanos para analisarmos situações e trocarmos experiências após cada sessão cinematográfica.
Este é um trabalho multidisciplinar desenvolvido através da capacitação sobre a Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC) envolvendo todos os eixos que a integram.

Filme: Babel
Diretor: De Alejandro Gonzáles
Categoria: Drama
Ano: 2006
Duração: 150 min


METODOLOGIA:

O Projeto abrange todos os eixos . O mesmo foi desenvolvido através do filme “BABEL” exibido aos alunos e posteriormente trabalhado por cada disciplina. Envolveu-se nesse projeto os Códigos e Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. Os objetivos e atividades são individualizadas e especificadas em cada eixo.


1º EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS


Objetivos Específicos:
  • Assimilar processos linguísticos, sociais e culturais específicos da Língua: Zona de Fronteira México e Estados Unidos.
  • Ler, ouvir e compreender a grafia e a fonética específica da Língua Espanhola.
  • Conhecer aspectos culturais da cultura mexicana.


Estratégias:
  • Ver, ouvir e ler a legenda do filme para posterior debate oral,
  • Pesquisar em livros, revistas, mídias sobre cultura mexicana.
  • Apresentação Oral e escrita da pesquisa, pelos alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.



2º EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS:

Objetivos Específicos:
  • Compreender fenômenos sociais locais que estão interligados com o global.
  • Analisar os novos modelos organizacionais familiares e seus efeitos sociais.
  • Reconhecer ideologias como aspectos de dominação.
  • Sensibilizar os educandos a praticarem o ato da solidariedade.
  • Refletir sobre ações e suas possíveis consequências sociais.
  • Reconhecer a diversidade sem abrir mão da identidade.

Atividades: Visualização do filme “Babel” que abrange várias temáticas das áreas humanas, tais como:
  • Moral e Ética
  • Ideologias com ênfase no Norte- Americano
  • Novos modelos familiares
  • Bulling
  • Religiosidade
  • Imigração e rompimento das barreiras nacionais.

Estratégias:
* Utilizar o filme que possui forte influência mediática na juventude e por meio de debates abordamos os conhecimentos mediados com os alunos em sala de aula.






3° EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Objetivos Específicos:
  • Pesquisar dados sobre a imigração no Brasil.
  • Analisar os dados e representar nas atividades propostas


Atividades:
  • Organizar os dados da pesquisa em forma de tabelas.
  • Calcular a porcentagem de imigrantes que entraram em nosso País nas últimas décadas.
  • Construir gráficos demonstrativos referentes as tabelas.
  • Fazer a análise dos resultados obtidos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade como Princípio Formativo